quarta-feira, 11 de julho de 2007

Portugal em extinção


No Dia Mundial da População, o Instituto Nacional de Estatística (INE) dá conta que, em 2006, nasceram em Portugal 105.351 bebés, o que representa uma descida de 4100 quando comparado com o ano anterior.

Segundo os dados do INE, o período entre 1987 e 2006 caracteriza-se por um decréscimo da taxa da natalidade de 12,2 para 10, por um adiamento da maternidade e pelo declínio da fertilidade.

Com o número médio de filhos por mulher fértil a situar-se nos 1,36, uma queda face aos 1,41em 2005, Portugal afasta-se mais da média europeia, que se situava nos 1,52 filhos há dois anos, adianta o INE.

Além de terem cada vez menos filhos, as mulheres portuguesas optam por ser mães cada vez mais tarde. Em 2005 e 2006, as gravidezes aconteceram entre os 30-34 anos, enquanto há duas décadas atrás rondavam os 20-24 e 25-29 anos.

Estes valores aproximam Portugal do cenário mais pessimista traçado pelo INE de que, em 2050, o país ter perdido um quarto da sua população, passando para 7,5 milhões de pessoas.



Este cenário não é novo. Há muito tempo que se sabe isto mas o que soluções encontraram nossos politicos?! Que medidas tomaram os nossos governantes ?! Aumentar a idade de reforma. Uma ideia façil(pra eles) e que não chateia muito a cabeça(deles).

Enquanto isso alguns países da Europa, mais sociais e patriotas, estão tomando medidas de incentivo á natalidade: incentivos para que as familias tenham mais filhos, que as familias tenham filhos mais cedo e ajudar monetariamente e socialmente as familias mais numerosas, de forma a impedir o envelhecimento dos países e um terramoto económico.

Os portugueses bem sabem disto, vão-se queixando baixinho e assim os politicos não os ouvem.

Os nossos politicos são mais espertos que os outros. Eles lá devem saber porque não tomam medididas identicas cá dentro.

Eu apoio esta iniciativa. Vocês façam o mesmo.

10 comentários:

Bola Oito disse...

Se viste o documentário do Gore, hás-de ter reparado que ele mancionou a breve trecho este problema. Não é exclusivo de Portugal. É uma tendência crescente do Hemisfério Norte. da cultura ocidental, vá lá.....cada vez menos filhos, e cada vez mais tarde.

Anónimo disse...

Epá isso é fruto da falta de estabilidade e fracas condiçoes económicas dos casais.

raramente estão os 2 empregados efectivos, o emprego, quando há, é cada vez mais precário.

MEU DOCE AMOR disse...

"Queixando baixinho"...um grave problema.Xiuuuuu!

Fala baixo senão ouvem-te...

QUERO LÁ SABER!!!!!!!!!!! Tou farta!!!!

Anónimo disse...

a falta de incentivos e o aumento do custo de vida nao ajuda nada que se faça o que se fez na alemana e espanha...Incentivar a natalidade com subsidios! e nao a diminuição no preço das fraldas

Dreamaster disse...

O q é q se passa com a menina?

Dreamaster disse...

Gonçalo, Portugal é considerado o 7º país mais envelhecido do mundo. Portanto uma parte é exclusiva de Portugal.

Dreamaster disse...

Nuno, uma parte da causa é isso mesmo q disseste.

Dreamaster disse...

Tens razão vitor.

Rosa Silvestre disse...

Esta também é uma realidade inconveniente....daqui a 20/30 anos em vez de se andarem a passear carros de bebés, passeiam-se idosos a dar bengaladas uns nos outros.Um excelente texto!

MAR disse...

lol... tá demais esta a da rosa silvestre! engraçado que quando vou na estrada o que vejo mais é gente envelhecida! e eu~ainda nao tive o previlégio de os ter porque sem dúvida vivemos numa correria desgraçada, num Portugal cheio de stress devido à instabilidade não a nível emocional...pessoas fortes não se abalam com três cantogas mas sim com esta política que trabalhamos uma vida inteira e nomeadamente cheios de coisas para fazermos que acabam por anular a natalidade!
a fertilidade, na minha modéstia opinião está ligada com a própria profissão! eu no mundo do ensino...como chego lá, passo por fases de alto e baixo com todos os menbros de comunidade educativa! eu sei...dou demais e não precisa!( ...um desabafo meu)
beijinhos a todos os pais e filhos e idosos :) e a ti também