segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Feministas despem-se para ganhar o voto dos polacos

Fundado no final de 2006, o Partido das Mulheres decidiu agora tirar a roupa para chamar a atenção dos milhões de eleitores polacos que, no dia 21 de Outubro, votam em legislativas antecipadas. O objectivo é alertar para a falta de direitos das mulheres na Polónia, diz ao DN a escritora Manuela Gretkowska, fundadora do partido e uma das sete mulheres que surgem nuas no cartaz criado para a campanha eleitoral (Gretkowska, embaixo à direita, fundou o Partido das Mulheres (Partia Kobiet).

O nosso rosto mostra determinação, dignidade, não poses sexuais, isto não é pornografia. Estas mulheres do cartaz não são manequins, somos nós, mulheres que trabalham no partido, há advogadas, arquitectas, são mulheres com filhos, mães normais. [Este cartaz] simboliza a situação das mulheres na Polónia, nuas, indefesas”,explica Gretkowska, de 42 anos, conhecida feminista polaca.

“Nós somos nuas e transparentes e não temos nada a esconder”, garante a também jornalista, explicando o cartaz, “bonito e provocador”,que contém a inscrição: “O Partido das Mulheres. A Polónia é uma mulher”. Instada a comentar as reacções ao cartaz, num país de maioria católica, Gretkowska responde apenas que a campanha é original na Polónia.

Muito criticado trabalho de Jaroslaw e Lech Kaczynski, o primeiro-ministro e o Presidente da Polónia, respectivamente, a líder do Partido das Mulheres garante que “estes dois últimos anos [com os irmãos gémeos no poder] não foram bons para a mentalidade da Polónia”. A escritora, que lutou contra o comunismo, considera que a caça aos ex-comunistas criou um “ambiente de suspeita” no país.

A nova formação política, que defende medidas como mais maternidades e infantários públicos na Polónia, conta, no entanto, com apenas 3%das intenções de voto nas sondagens. E precisa de conseguir 5% para poder ter deputados no Parlamento. Na frente da corrida estão os liberais da Plataforma Cívica, seguidos pelos conservadores do partido Direito e Justiça, precisamente a formação dos irmãos Kaczynski. - DN
--------------------------------------------------------


Isto é q são mulheres de grande coragem e força. Gostava de saber se cá teriam a coragem

2 comentários:

MAR disse...

mais parece uma publicidade contra o uso de peles de animais!!! lol
tudo é possível

Anónimo disse...

A Polónia é de facto um belo país